970_x_90_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_Co

Como o PIX vai revolucionar sua Assessoria de Cobrança?

Conheça o PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.

O que é o PIX?

O PIX vai entrar em operação oficialmente em novembro de 2020, e isso significa que até lá todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas vão precisar se adequar para poder oferecer esse tipo de serviço.

O PIX vai possibilitar pagamentos e transferências em apenas segundos, todos os dias do ano. A gente conta um pouco mais sobre como essa novidade vai mudar a forma como as transações financeiras são realizadas!

O PIX é o novo sistema instantâneo de pagamentos e transferências anunciado pelo Banco Central no final de fevereiro. E quando o BACEN fala que vai ser instantâneo não é brincadeira: as transações vão ser realizadas em até 10 segundos, 24h por dia, todos os dias da semana! Mas como exatamente vai funcionar o PIX do Banco Central?

Até o momento, as transferências entre contas bancárias sempre foram feitas por meio de TEDs, que são as Transferências Eletrônicas Disponíveis, e DOCs, que são os Documentos de Ordem de Crédito. E os pagamentos de contas são realizados via boleto bancário, cartões, transações físicas ou até mesmo com dinheiro vivo.

Algumas dessas operações bancárias podem levar dias para serem realizadas e ainda podem acarretar custos para os clientes. Em bancos tradicionais, por exemplo, uma TED pode custar entre R$ 8,00 e R$ 16,00. E é justamente nesses fatores que o PIX veio para fazer toda a diferença.

Como utilizar o PIX?

Para realizar as transações do sistema PIX, vai ser preciso que tanto quem envia o dinheiro quanto quem recebe tenha uma conta, não necessariamente corrente, em um banco, uma instituição de pagamento ou em uma fintech.

Chaves de endereçamento

É a nova forma de identificar o seu endereço bancário. Por meio dessas chaves, o Banco Central reconhece sua conta no banco e valida suas transações bancárias. Mas o que são essas chaves e como isso funciona?

São dados como telefone, e-mail ou CPF/CNPJ, que ficam vinculados aos seus dados bancários.

As transações via PIX acontecem por meio de QR Codes Estáticos e Dinâmicos:

QR Code estático

Esse tipo de QR Code pode ser utilizado em diversas transações. Ele pode ser usado para transferências entre duas pessoas, por exemplo.

QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico é mais funcional para pagamento de compras, já que vai poder apresentar informações diferentes a cada transação, além de permitir que sejam incluídos dados adicionais sobre determinada transação.

Veja Vídeo Completo Lançamento do PIX pelo Banco Central do Brasil:

Como o PIX vai afetar o dia a dia da sua assessoria de cobrança?

Imagina você fechando o acordo e passando o QR Code para o seu cliente pagar?

Sabe aquela desculpa de que ele não recebeu o boleto? Ele agora poderá ter um QR Code estático, inclusive impresso no documento do acordo.

E a desculpa de que pagou e o dinheiro só vai entrar na conta na segunda-feira, ou que recebeu, porém o dinheiro ainda não está disponível para transferir?

Cada QR Code poderá carregar uma série de informações, logo isto ilumina os problemas de identificação de pagamentos

Pode acreditar, as Fintechs vão trazer centenas de outras soluções a partir desta nova modalidade de pagamento.

Certamente o PIX substituirá o boleto bancário, seja pelo custo ou pelo tempo de resposta da transação e até mesmo pela segurança.

O PIX também irá substituir as movimentações de dinheiro vivo, cheques entre outras.

Se aprofundarmos o tema, vai desde pagar a passagem do ônibus, comprar um produto no mercado ou pagar a conta do restaurante sem falar com qualquer pessoa.

Podemos falar o dia inteiro sobre as possibilidades que o PIX vai criar, então vá pensando, pois o modo de receber suas negociações vai mudar.

Comente abaixo, você pretende utilizar o PIX nas suas transações?

Grande Abraço,

George Canuto | Coach de Negociadores.

www.sacadasdecobranca.com.br

CINCO PASSOS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA
Destaques
Artigos Recentes
 Tags
300_x_600_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_C
Receba Dicas de Cobrança, Negociação & Produtividade
Cadastre Agora!
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

Dúvidas e Sugestões:

Copyright © 2017 -  Sacadas de Cobrança – todos os direitos reservados.       |        Política de Privacidade