970_x_90_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_Co

Como montar uma Régua de Cobrança.


A régua de cobrança é uma forma simples, objetiva e eficaz de formalizar as estratégias de cobrança da sua empresa. A régua de cobrança determina qual é o prazo para tomar as medidas de cobrança, partindo das medidas mais brandas até as medidas mais graves. Objetivo da régua de cobrança é fornecer uma visão mais ampla das ações de cobrança na linha do tempo, ou seja, quando eu devo enviar um e-mail, contato telefônico entre outras ações.


Como montar uma Régua de Cobrança?


Inicialmente é necessário que você liste e organize em ordem sequencial as ações de cobrança realizadas pela sua empresa atualmente.


Exemplo:


Em segundo plano estabeleça o prazo em dias de cada uma das ações e mantenha organizado de acordo com o prazo estabelecido






Modelo de Régua de Cobrança


Da mesma forma que estratégia de cobrança precisa ser flexível para cada perfil de cliente, a régua de cobrança também. Não adianta você identificar que a causa da inadimplência é um problema de logística em uma determinada região que sua empresa atua, e nesta mesma região você aplicar o mesmo tempo de negativação das outras. Este assunto é um desafio, pois normalmente as negativações são automáticas e todos os clientes estão na mesma carteira. Neste caso será necessário criar uma nova carteira com prazo diferenciado e alterar o sistema da sua empresa, será necessário também criar uma carteira diferenciada no banco, muitos bancos já disponibilizam esta alteração diretamente pelo site. É trabalhoso, mas vale a satisfação do cliente. Esta sugestão cria um modelo para não prejudicar o cliente, quando o ideal é identificar a causa raiz do problema e se necessário criar um comitê para solução de problemas extra cobrança.



Revisão da Régua de Cobrança


Revise a eficácia da sua régua de cobrança com frequência, sugiro que a revisão seja realizada pelo menos a cada seis meses ou caso tenha ocorrido alguma situação excepcional na empresa ou na economia que provoque alguma mudança na estratégia de cobrança.







CINCO PASSOS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA
Destaques
Artigos Recentes
 Tags
300_x_600_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_C
Receba Dicas de Cobrança, Negociação & Produtividade
Cadastre Agora!
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

Dúvidas e Sugestões:

Copyright © 2017 -  Sacadas de Cobrança – todos os direitos reservados.       |        Política de Privacidade