970_x_90_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_Co

Sua meta é alcançável?


A Universidade de Harvard realizou um estudo com seus alunos e descobriu que 84% deles não tinham metas traçadas, 13% disseram que possuíam metas e apenas 3% afirmaram também possuir metas e tê-las escritas. Dez anos depois, esses mesmos alunos foram entrevistados novamente e a universidade descobriu que aqueles 13% conseguiram o dobro do resultado e os 3% tinham conquistado 10 vezes mais do que todos os outros juntos.


Segundo a coach de inteligência emocional, Inessa Franco, metas precisam ser específicas para serem cumpridas. "No alcance de objetivos, é muito importantes que estes sejam grandes, que a pessoa pense grande, para que também estabeleça metas igualmente potentes, que irão manter a motivação de atingir o resultado. Sonhar grande também eleva a pessoa a um outro patamar, em que ela começará a conviver com pessoas que vivem a vida que ela quer e buscará ser melhor para atingir aquele objetivo", diz.


A coach Inessa afirma ainda que as metas são o que irá definir se o objetivo será alcançado ou não e, por isso, muitas pessoas falham na conquista do sonho. "Cada meta atingida, aumenta ainda mais a vontade de vencer e torna o caminho, que muitas vezes é difícil, muito mais prazeroso", completa.


Muitos profissionais reclamam que não possuem metas no seu trabalho, infelizmente esta é a realidade de muitas empresas, se você se enxerga neste cenário, então vamos criar nosso primeiro compromisso. Crie suas próprias metas para 2018 e saia na frente, esteja entre os 3% na pesquisa realizada pela Universidade de Havard e conquiste 10 vezes mais que os outros.



Mas antes de criar sua meta você precisa conhecer o conceito da Meta S.M.A.R.T.



1. Specific (Específico) - A meta precisa ser específica: "Se aumentar a recuperação de crédito é o que você quer, sua meta precisa de dados e números. Quanto você quer recuperar? Este valor representa uma redução de quantos porcento na redução do seu vencido? É preciso também que seja uma meta positiva. Não do que você não quer, mas do que você quer e irá te fazer bem e te trazer algo bom".


2. Mensurable (Mensurável) - O dito-cujo diz: "Quero aumentar o nível de recebimento este ano".Parabéns, quem é que não quer? Isso não é meta. Meta é escrever quero aumentar o nível de recebimento em R$ 100 nil reais, isto representa 20% a mais do que recebo atualmente. A meta precisa ser medida para acompanharmos a evolução, não adianta traçar uma meta que você não consiga acompanhar a evolução posteriormente.


3 - Attainable (Alcançável) - É importante definir objetivos compatíveis com nossa realidade. A meta precisa ser grande o suficiente para motivar, mas não impossível. Você precisa achar que irá conseguir, senão nem irá começar


Este é um dos pontos mais questionáveis da meta SMART, pois infelizmente em alguns casos as metas são impostas e nem sempre alcançáveis


Mas antes de entendermos se a meta é alcançável ou não precisamos desafia-las, ou seja, logo após definida precisamos traçar uma estratégia para alcança-la, somente após executar a estratégia você conseguirá relatar com fatos se a meta é alcançável ou não, ao final você irá definir se precisa revisar a estratégia ou a própria meta. Mas este assunto é tópico para um próximo post. Como elaborar uma estratégia para alcançar suas metas?


4 - Relevant (Relevante) - A meta é ainda mais desafiante quando está ligada ao propósito da companhia. Estipular como meta manter um relatório atualizado, pode ser frustrante, mesmo este relatório seja parte fundamental para você conquistar a meta. Se isto acontecer, na sua estratégia você certamente você pensará em uma solução para o relatório. Aumentar o caixa da empresa em xxx mil reais e uma meta relevante para companhia? Reduzir o tempo médio de recebimento é relevante para companhia?



5 - Time-Based (Temporal) - Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. Por exemplo, sua meta é aumentar o nível de recebimento em xx mil reais. Em quanto tempo? Normalmente as metas são mensais, procure desmembrar esta meta em semanal ou diária.. metas menores são mais alcançáveis e lhe força um acompanhamento diário. Não espere chegar ao final do mês para descobrir que você não bateu a meta, volte com o trem para o trilho tão logo ele saia.


Se sua meta atingiu cada uma das letrinhas da sigla SMART agora é hora de arregaçar as mangas e pensar na estratégia de como alcança-la. Suce$$o!


No vídeo abaixo Vicente Falconi relata como definir metas é mais do que listar desejo.


Deixe nos comentários uma das suas metas para 2018, vou ficar na torcida e conte com meu apoio para consquistá-la.


George Canuto | Coach

Sacadas de Cobrança

CINCO PASSOS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA
Destaques
Artigos Recentes
 Tags
300_x_600_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_C
Receba Dicas de Cobrança, Negociação & Produtividade
Cadastre Agora!
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

Dúvidas e Sugestões:

Copyright © 2017 -  Sacadas de Cobrança – todos os direitos reservados.       |        Política de Privacidade