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Em 1 minuto a sua vida pode mudar.


Qual o recurso mais valioso para um funcionário e também para a empresa?

Se você pensou no tempo, acertou!

Todos nós em algum momento somos pressionados pelo tempo. E, provavelmente, a melhor gestão do tempo envolve também a gestão do estresse.

Saber administrar bem o tempo no trabalho é um dos diferenciais que podem levar uma pessoa ao sucesso profissional, ou seja, um funcionário padrão que cumpre seu horário apenas por uma questão de ordem, a um colaborador que utiliza as horas dentro de uma fábrica ou escritório em prol de maior produtividade.

Saber administrar o tempo no trabalho faz total diferença, afinal não basta apenas estar presente, é preciso utilizar o tempo a seu favor e crescer profissionalmente com isso.

É exatamente neste ponto que observamos como algumas pessoas desperdiçam o seu bem mais precioso. O tempo investido para leitura deste artigo não volta, se for não retirar daqui nenhum aprendizado, acabou de jogar seu tempo fora.

9 dicas para aproveitar melhor o tempo no trabalho

1 – Planejamento: a primeira dica para aproveitar melhor o tempo no trabalho é se planejar. Independente da atividade que realize, ou importância da função executada na empresa, é indispensável planejar suas ações com boa antecedência para estar preparado quando chegar o momento de executá-las. Defina prazos para as tarefas e trabalhe dentro deste planejamento.

2 – Agenda: você pode ter uma agenda para organizar as tarefas com mais clareza. É importante que tal agenda priorize as tarefas mais importantes conforme as exigências do trabalho, ou seja, aquilo que é mais urgente deve ser priorizado. Uma boa dica é no final do dia, revisar e montar a agenda do dia seguinte. Assim, logo que chegar ao trabalho, tudo estará organizado.

3 – Defina prioridades: como vimos, é fundamental definir prioridades em sua rotina de trabalho. Converse com colegas do setor, com diretores e gerentes, e defina com clareza quais são as prioridades do dia. Vale a pena ter uma visão geral do ambiente de trabalho, acompanhar projetos (mesmo fora da sua área) para tentar buscar uma relação de prioridades para as tarefas que irá realizar.

4 – Evite distrações: dependendo do local de trabalho, é muito fácil se distrair e perder horas em bate-papos, na sala do café, jogando videogame, ouvindo música… Cada parada impacta diretamente no tempo do trabalho, pois além dos minutos perdidos, ainda é preciso retomar a atenção e a organização da tarefa que estava executando. O Coaching trabalha exatamente isso, ou seja, a capacidade de se concentrar e evitar distrações.

5 – Ferramentas digitais: utilize o que há de melhor em tecnologia para administrar melhor o tempo no trabalho. Um bom exemplo é o e-mail. Ao invés de perder horas enviando recados para cada área ou equipe, concentre tudo em um e-mail e envie assim que concluir a mensagem. Existem também agendas online que avisam sobre compromissos e tarefas.

6 – Delegue tarefas: para quem é diretor ou gerente, pode ser difícil delegar tarefas importantes para outros funcionários. É complicado, mas é essencial! O Coaching trabalha essa capacidade de gerenciar equipes e delegar responsabilidades, o que traz benefícios diretos na administração do tempo no trabalho. Ao delegar, você ganhará tempo para outras tarefas sem que um ou mais projetos sejam interrompidos pela sua falta de tempo.

7 – Organização: como está sua mesa de trabalho? Pode até parecer algo menos importante quando pensamos em dicas para administrar melhor o tempo no trabalho, mas manter a mesa organizada faz muita diferença na hora de realizar tarefas curtas e que exigem máxima urgência. Qual o número de ramal da área de produção? Onde está aquela nota que precisamos emitir imediatamente? Organize sua mesa no começo e também no final da semana… Você notará imediatamente uma grande diferença.

8 - Elimine Comportamentos Sabotadores – Se você já sabe que se sair 10 minutos depois do previsto, o trânsito vai estar péssimo ou o transporte público vai atrasar, por que insiste em continuar atrasando seu dia? Gerenciamento de tempo tem a ver com os hábitos que alimentamos todos os dias. Por isso, comece mudando suas atitudes, atendendo ao alarme matinal e já começando o seu dia chegando no horário certo ao trabalho.

9 - Defina Metas e Objetivos – Ter desafios e alvos a serem conquistados é muito importante para que a pessoa se conecte com algo maior e comprometa-se verdadeiramente em realizar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Por isso mesmo, para aproveitar melhor seu tempo, concentre-se em fazer o que tem que ser feito e não desvie seu foco até terminar completamente seu trabalho.

Por fim, para conseguir cumprir tudo isso de forma efetiva e otimizada, busque no auxílio para vencer de vez sua dificuldade de gerenciar tempo.

No dia 19 de Junho as 20h irei fazer um Workshop para um grupo seleto de pessoas interessadas em dominar o seu próprio tempo e eliminar de vez a procrastinação. O encontro será via Skype, faremos aplicação da ferramenta gestão de tarefas , vamos eliminar comportamentos negativos, sabotadores, criar novos hábitos e novas crenças e, finalmente, ter todo o tempo do mundo para fazer tudo o que quiser.

Não perca tempo e clique no link abaixo para reservar sua vaga.

http://bit.ly/Work-GestaodoTempo

CINCO PASSOS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA
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