970_x_90_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_Co

Créditos Não Performados


Cessão de Créditos - Sacadas de Cobrança
Cessão de Créditos - Sacadas de Cobrança

A metodologia de créditos não performados são mais utilizados por Bancos e Financeiras, mas que pode ser aplicado em qualquer segmento, o NPL (Non Performing Loans) como é mais conhecido entre eles, também é chamado de "créditos não produtivos". São aqueles créditos que não foram liquidados, gerando um ônus imediato pela sua inadimplência, mas que usualmente é minimizado com a cessão destes ativos no mercado.


As operações bancárias no dia a dia


Uma instituição bancária oferece diversos serviços aos seus clientes, desde abertura de conta corrente ou poupança até empréstimos de diferentes valores. Mas a maior parte dos lucros dessas empresas é relacionada aos pagamentos dos empréstimos. Pois, além do montante que foi destinado a alguém, há também o pagamento dos juros sobre ele.


Porém, muitas pessoas acabam por não pagar o que devem – e aí, os rendimentos bancários acabam sendo afetados. No caso de instituições financeiras, os bancos costumam registrar como prejuízo após 1 ano de inadimplência. E então isso incentiva a venda para os investidores que buscam estes distressed assets, entre eles as assessorias de cobrança.


Essa situação de “calote” pode surgir quando são feitos empréstimos para pessoas que apresentam algum risco, sem que seus nomes sejam verificados nos sistemas de birô de crédito, diante dessa realidade, quando as instituições não atuam diretamente com o cliente sobre o seu controle financeiro, diminuem a chance do recebimento posterior do empréstimo realizado.


Portanto, quando há a venda dos créditos para uma empresa especializada em cobrança destes ativos mais antigos, o banco consegue recuperar parte do que lhe é devido e o cliente se beneficia com as novas propostas de pagamento oferecidas pelo novo credor.



Por que as pessoas não pagam suas dívidas?


2020 fechou com um índice maior de inadimplentes no Brasil. Depois de 3 meses consecutivos de redução, dezembro apresentou que 66,3% dos consumidores brasileiros estavam endividados. Mas além dos 3 maiores vilões dos endividados brasileiros (cartões de crédito, carnês e financiamentos), há também uma crença popular entre as pessoas de que, se a dívida não for paga depois de 5 anos, ela desaparece. No entanto, isso não é bem verdade. Então, além de não desaparecer, ela acaba prejudicando o resultado financeiro das instituições. E aí não há economia que vença essa questão.


Texto adapta do Portal Cessão de Créditos