970_x_90_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_Co

Você sabe o que é Aging List e o quanto é importante no seu dia a dia?


Você sabe o que é Aging List e o quanto é importante no seu dia a dia?

O termo em inglês Aging list pode ser traduzido como “lista de envelhecimento”.

É neste relatório que os títulos são classificados de acordo com a sua idade, ou seja, tempo de atraso no seu contas a receber.

Está classificação é de suma importância, pois lhe permite uma análise rápida sobre a situação do contas a receber.

Neste relatório os títulos são separados por período de 30 dias, existe empresas que trabalham com período de 45 dias ou até 60 dias, isto pode variar de acordo com o negócio de cada empresa, o mais comum são intervalos de 30 dias.

Na tabela abaixo exemplifiquei a classificação do Aging List de acordo com a distribuição dos atrasos e a idade do vencido de cada título.

O relatório de Aging nos ajuda a identificar o nível de inadimplência dos clientes, ou seja, em qual faixa está concentrado a inadimplência da companhia.

Ao saber aonde está o problema podemos corrigir as falhas na cobrança, tomando as medidas necessárias para recuperar o crédito e mantendo o foco aonde o problema está mais grave.

Esta informação também ajuda na elaboração e manutenção da régua de cobrança, na prática de redução dos encargos e também política de crédito cobrança de uma forma geral.

O Aging list permite um nível variado de informação tão grande que fica impossível mostrar todos neste artigo, mas objetivo aqui é dividir com você a ideia principal e depois você pode praticar conforme sua necessidade.

Abaixo vou demonstrar mais uma relatório que também é muito utilizado, nesse você consegue acompanhar a evolução da rolagem mês a mês e perceber se ações praticadas estão surtindo efeito.

Enfim, o Aging List lhe ajuda melhorar o controle e a organização do contas a receber, Medir o nível de inadimplência dos clientes, Identificar possíveis falhas no processo de cobrança, Identificar quais são as prioridades de cobrança, extrair informações relevantes para a tomada de decisão entre outras.

Eu fiz uma planilha modelo de Aging List, caso você tenha interesse [clique aqui] que eu vou lhe enviar logo em seguida.

Minha missão é ajudar profissionais de cobrança a serem melhores no que fazem, espero que ter contribuído para seu dia a dia.

Compartilhe este artigo com seu colega, digite abaixo o que você gostaria de ver no próximo artigo e nos siga nas redes sociais.

Um forte Abraço,

George Canuto | Coach

CINCO PASSOS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA
Destaques
Artigos Recentes
 Tags
300_x_600_-_Curso_de_Cobrança_-_Boneco_C
Receba Dicas de Cobrança, Negociação & Produtividade
Cadastre Agora!
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social

Dúvidas e Sugestões:

Copyright © 2017 -  Sacadas de Cobrança – todos os direitos reservados.       |        Política de Privacidade