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Sacadas de Produtividade


A semana está começando e você não tem a menor ideia do que precisa ser feito?

Ou pior, você não tem a menor ideia do que precisa ser feito para concluir os desafios da semana?

Se você se identifica com essa pergunta, esse artigo é para você.

É muito comum começarmos a nossa semana com milhões de coisas a serem feitas, mas com pouquíssima visibilidade do que faremos de verdade até o final da semana.

A boa notícia é que isso tem solução e as dicas são simples.




#Dica1: Clareza


De nada adianta ter acessórios de última geração que nos permitem controlar até o nosso batimento cardíaco se não sabemos exatamente o que queremos e precisamos fazer.

Tenha definido exatamente o que você deve fazer na sua semana e anote tudinho sem deixar passar nada!


Faça uma espécie de rascunho e escreva “sem filtro” tudo que deve ser feito ao longo da sua semana, sem se preocupar com prioridades nesse momento.

Essa ação permitirá que você comece a entender quais são as tarefas da sua semana que você nem lembrava ou até mesmo retirar da lista aquilo que você entende que não precisa ser feito naquele momento.

Ao final da lista você terá mais clareza das suas responsabilidades da semana e isso te permitirá tomar ações mais efetivas sobre elas!



#Dica2: Priorize


Com uma enorme lista de coisas a serem feitas será normal que você se desespere após escrever e ler tanta coisa que você precisa fazer durante a semana.

Dessa forma será necessário que você priorize as suas atividades:


  • Grande relevância: quais são as atividades com resultados altamente positivos? Quais são as atividades que trarão maiores resultados para sua semana?

  • Média relevância: São tarefas importantes, mas que trarão poucas consequências para realização do seu objetivo

  • Baixa relevância: Não são urgentes e trazem poucos resultados para sua semana

  • Delegáveis: quais tarefas você pode delegar para outra pessoa fazer?

  • Elimináveis: O que você pode deixar de fazer que não terá nenhum impacto na sua semana?


É importante que essa lista de priorizações seja feita por escrito porque dessa forma

você será forçado a ficar atento as priorizações.


#Dica3: Ação


Prontinho!

Você já tem a lista das coisas que precisam ser feitas e já as têm por ordem de relevância.


Agora é partir pra ação!


É importante que você acompanhe essa lista no seu dia a dia para entender se há desvios a serem corrigidos ou priorizações a serem revistas.

Não há nenhum problema em revisar as suas priorizações, porém o faça de forma racional e estruturada para que você não seja engolido pelas atividades extras do dia a dia.


Uma sacada de produtividade importantíssima é saber dizer não na hora certa!!



Tiago Mesquita é especialista em gestão empresarial pela FGV, Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching e experiência de mais de 10 anos na área Corporativa com foco em processos administrativos e produtividade.

Tem grande foco em produtividade em escala com experiência em centralização de serviços compartilhados e rituais de gestão por indicadores de performance.

CINCO PASSOS PARA REDUZIR A INADIMPLÊNCIA
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