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Em Televendas e Cobrança o Conhecimento é Poder


No início do Século XVII o filosofo inglês Francis Bacon já dizia que: “O conhecimento é em si mesmo um poder”.


Já parou para pensar que vivemos em um mundo inundado de dados? Que diariamente geramos e armazenamos uma enxurrada de dados? Que milhares de informações estão a um toque de nossas mãos?


Poderia aqui falar das gigantes da internet, como Facebook que tem mais de 1,6 bilhão de usuários que geram mais de 510 mil comentários por minuto ou mesmo do Youtube que tem quase 1 bilhão de usuários que assistem mais de 2 bilhões de vídeos por dia, mas quero trazer um pouco mais para o nosso dia a dia. Você já parou para pensar na quantidade de dados, disponíveis ou gerados, dentro da sua empresa diariamente?


Dados como: Quantidade de clientes; Quantidade de Telefones (fixo e celular); Localidade / Região; Sexo; Estado civil; Renda Real / Presumida; Ticket médio de vendas ou cobrança; Tentativas de contatos; Atendidas; Vendas ou reversão, etc. Poderia elencar dezenas de outros dados aqui, mas é só um exemplo do que temos disponível.


Com todos esses dados disponíveis ficamos com as seguintes dúvidas: Estamos transformando esses dados em conhecimento? Temos ferramentas de análise disponível? As pessoas estão preparadas para fazer essa análise? Usamos os dados como diferencial para melhorar nossos resultados?


Com o uso de dados existe a possibilidade de criar modelos estatísticos de propensão a


pagamento ou compra, modelo de contato com o BTC (Best Time to Call), segmentar os clientes, criar estratégias de acionamento por telefone, identificar o canal que o cliente responde melhor e/ou modelos para identificar o perfil de operadores mais produtivos, ou seja, usando os dados podemos aumentar o resultado operacional gerando assim maior rentabilidade com menor custo.

Se sua empresa não é capaz de explorar esses dados para melhorar a tomada de decisão, provavelmente ela está com o resultado aquém do esperado.


Lembre-se: Informação é poder!


Vilmar Araujo Silva


Sócio na Analítica (www.analiticadados.com.br) uma empresa de consultoria, treinamentos e estudos estatísticos, voltada para a estratégia de acionamentos multicanal. Mais de 10 anos de experiência com planejamento, modelagem estatística e estratégias de acionamento multicanal para Televendas e Cobrança amigável e judicial, com e sem garantia. Nesta área atuou em empresas como: Banco Bradesco, Contax, BV Financeira, Bellinati Perez, tendo experiência como empresa contratante e como prestador de serviços.

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